domingo, 28 de Abril de 2024  20:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-11-2015

Estudiosos da Molinologia portuguesa reunidos em Albergaria-a-Velha.



O III Encontro Nacional de Molinologia, que decorreu em Albergaria-a-Velha no último fim de semana, contou com cerca de uma centena de participantes, entre autarcas, investigadores, empresários e moleiros.

Foi um congresso que se realiza sem periodicidade fixa, destinado a promover a partilha de conhecimentos ao nível da etnotecnologia e do estudo dos moinhos portugueses, bem como a discussão sobre projetos de reabilitação.

O Encontro, que decorreu na Biblioteca Municipal, contou com as presenças de Adriana Rodrigues e Luís Caetano. O trabalho desenvolvido em Albergaria-a-Velha foi destacado. “Um Município que tem dado cartas no desenvolvimento do património molinológico em prol de um turismo sustentável", afirmou a representante do Turismo Centro de Portugal. “Uma relação brilhante em termos de desenvolvimento regional”, nomeadamente na criação da farinha Alva, que permite a promoção da pequena economia local, afirmou o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

No sábado, o primeiro dia do Encontro, foram apresentadas 16 comunicações sobre os moinhos tradicionais portugueses, técnicas, saberes e intervenções de salvaguarda e sua dinamização.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, explicou a criação da Rota dos Moinhos de Albergaria-aVelha, que teve o seu ponto de partida no trabalho de investigação realizado por Delfim Bismarck (atual Vice-Presidente da Autarquia) e Armando Ferreira em 2003.

O Concelho tem o maior número de moinhos de rodízio inventariados da Europa – mais de 350 – e a criação de uma rota surgiu da necessidade de preservar o património local e desenvolver um turismo amigo do ambiente.

O Autarca Albergariense destacou ainda o trabalho de parceria desenvolvido com as entidades privadas, associações e juntas de freguesia na recuperação dos moinhos e a criação de percursos pedestres associados, dois deles já homologados. Num futuro próximo, a Câmara Municipal quer melhorar as acessibilidades aos moinhos e valorizar a farinha Alva através da sua certificação.

No domingo os participantes puderam conhecer alguns moinhos da região e projetos de referência.

No Concelho, os participantes visitaram o Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas, onde foi servido um “Piquenique Moleiro” com rojões, vitela, broa e pão-de-ló, entre outras iguarias. O almoço foi proporcionado pelo Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, que também realizou uma atuação para os presentes.

O III Encontro Nacional de Molinologia foi uma iniciativa da Rede Portuguesa de Moinhos, que contou com o apoio e coorganização da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®